Diferente do que muitas pessoas imaginam, investir na bolsa de valores não é um bicho de sete cabeças. Muito pelo contrário, é algo prático que exige apenas atenção e informação.
Por isso, antes mesmo de começar a desbravar o mundo do investimento financeiro é preciso entender o que é a bolsa de valores, como ela funciona e como é possível investir sem ter perdas astronômicas.
É importante salientar logo no início que a bolsa de valores é um meio de se alcançar seus objetivos na vida financeiramente, e não um fim!
Para realmente conseguir sucesso na bolsa de valores é preciso estudo constante, informações atualizadas e muita dedicação.
Então vamos começar!
O que é bolsa de valores?
É um mercado online onde investidores conseguem se reunir para conseguir negociar ações de empresas, cotas de fundos imobiliários dentre outros produtos financeiros.
Na bolsa de valores existem ações de empresas a serem negociadas de diversos setores diferentes como:
- Setor bancário
- Setor de consumo
- Setor da saúde
- Setor de construção civil
A bolsa existe como uma forma das empresas captarem mais recursos para os seus empreendimentos. O objetivo é conseguir trocar um pequeno pedaço participativo nas empresas por dinheiro.
Essa participação nas empresas significa que cada investidor consegue obter um pouco de lucro dependendo do desempenho da empresa.
A bolsa de valores existe porque essa é a melhor alternativa para as empresas de se obter dinheiro sem ter que pedir para bancos que operam com taxas altas e prazos curtos de pagamento.
A maior vantagem com certeza fica com quem quer investir. Não existe maneira melhor de se investir em grandes empresas e obter lucro.
O que são ações?
Resumindo de forma simples, ações são pequenos pedaços de uma empresa, cada pedaço significa participação nos lucros.
Por exemplo, se o valor no mercado de uma empresa fosse dividido em 10 pedaços e você conseguisse comprar 1 pedaço, você seria dono de 1/10 dessa empresa.
Quando você compra uma ação se torna sócio desse negócio. Sendo um dos sócios obviamente uma parte dos lucros te pertence, além de outros direitos em alguns casos você também vai precisar votar decisões em assembléia.
Porque investir na bolsa?
Aqui no Brasil ainda não existe uma cultura de investimento, isso porque existe uma fama de que investir em ações é um negócio de alto risco.
O que as pessoas não sabem é que esses mesmos riscos estão associados aos prazos e a própria atividade comercial da empresa ou produto financeiro da qual você vai deter ações.
Investir na bolsa significa querer colher grandes frutos a longo prazo. Então antes de começar a investir pense nos seus objetivos enquanto investidor e quanto você deseja investir em ações.
Também é importante analisar quais ações pretende negociar, histórico do mercado onde estão inseridas e o histórico na bolsa:
- Como estão as atividades da bolsa este ano?
- Como foram as atividades da bolsa no ano passado?
- Quais ações estão disponíveis para compra?
- Quanto eu posso investir em ações sem afetar o meu estilo de vida?
- Como posso observar e analisar as minhas ações?
Existem diferentes meios de se investir na bolsa de valores, o meio tradicional seria por meio de clubes de investimento que possuem conexão direta com as ações e participações disponíveis.
Outra forma, talvez a mais utilizada atualmente é pela internet. Hoje em dia é possível investir em ações de qualquer lugar do mundo, basta ter um celular, computador ou outro dispositivo eletrônico conectado a internet.
O Home Broker é uma ferramenta criada para que investidores possam fazer suas transações de investimento de suas casas com segurança.
Assim que abre o Home Broker surgem vários painéis. As informações variam de corretora para corretora, mas normalmente você vai conseguir observar:
- Cotação das ações
- Ordem de compra e venda de ações
- Gráfico da variação das cotações
Como investir na bolsa de valores
- Abra uma conta em uma corretora ou banco
Mesmo tendo uma conta bancária é necessário uma conta em uma corretora.
Para realizar investimentos é necessário transferir da bancária para a conta da corretora. Quando obter lucros também vai ser possível transferir valores para a conta bancária.
- TRANSFERIR DINHEIRO PARA A CONTA
Como já foi dito anteriormente é preciso transferir dinheiro da conta bancária para a conta de uma corretora para começar a realizar suas aplicações em ações da bolsa.
Você pode realizar essas transferências por meio de DOC ou TED.
- COMECE A INVESTIR
Com o dinheiro na conta agora é possível comprar e vender ações. Com o Home Broker você pode fazer isso na tranquilidade da sua casa.
- RISCOS
Existem alguns riscos e você precisa entendê-los melhor:
- Risco de liquidez: Você pode não conseguir vender ativos se comprar ações de empresas pouco conhecidas.
- Risco de desvalorização dos seus ativos: Quando a empresa tem um mal desempenho seus lucros vão acabar caindo, ou o desempenho no mercado financeiro da empresa pode abaixar muito.
- Risco do cenário econômico: A economia de um país ou a economia mundial também pode afetar muito a bolsa de valores, por isso é preciso estar atento e atualizado.
Custos
- Corretagem:
Custo para compra e venda de ações.
Corretagem fixa: A mesma taxa independente do valor de compra ou venda.
Corretagem variável: Valor pago de acordo com o valor total da sua ordem.
- Taxa de custódia:
Valor cobrado mensalmente para que seja possível guardar a suas ações. Mesmo quando transações não são realizadas é necessário pagar a taxa de custódia.
- Tributação:
Existe uma taxa de imposto de renda que normalmente é de 15% sobre ganhos de ações. Mas o imposto somente é pago de acordo com os ganhos mensais.
Vale lembrar que hoje é possível encontrar corretoras que isentam seus clientes de taxas de corretagem e custódia para o investimento em ações.
Gostou do nosso post?
Então deixe o seu comentário.
SE DESEJA APRENDER MAIS SOBRE AÇÕES [su_button url=”http://bit.ly/investimentoAções_ART” target=”blank” background=”#DB4402″]CLIQUE AQUI[/su_button]