Bons hábitos financeiros para 2023

Frequentemente estamos tomando decisões financeiras, e é inegável que uma parte delas não são tão boas assim.

Podemos fazer uma viagem que realmente não podemos pagar, ou usar o cartão de crédito frequentemente, quando o ideal seria comprar a vista com desconto.

O fato é que a sua situação financeira atual diz muito sobre os hábitos financeiro que teve até aqui. Da mesma forma, o conjunto de pequenos hábitos que você tem hoje pode definir a sua realidade financeira no futuro.

Contudo, se você deseja transformar a sua realidade financeira, comece pelos seus hábitos.

Para ajudar você nisso, eu separei os 5 hábitos bons financeiros para seguir em 2023.

Metas para o ano novo, resolução ou plano de ação 2020. mesa de madeira de escritório com o bloco de notas em branco, lápis, óculos, telefone e xícara de café. Foto Premium

1. Faça um orçamento

Você não pode manter um orçamento se não tiver um. É muito importante entender completamente quanto dinheiro está entrando e quanto está saindo.

Examine suas despesas fixas (aluguel, pagamento de carro, empréstimos estudantis, serviços públicos, alimentos etc.) e veja quanto resta.

Supondo que você tenha dinheiro sobrando, aloque este recurso em títulos públicos ou privados para formar a sua reserva de emergência.

Se já tem uma reserva de segurança você pode investir em ativos como fundos imobiliários e ações por exemplo.

Ter uma meta de gastos para cada área da sua vida vai ajudar você a ter controle do seu dinheiro e controlar impulsos de compra.

2. Controle seus impulsos

Terminal de pagamento preto

Somos constantemente bombardeados por propaganda. Tanto na rua quanto na internet.

Por isso é muito fácil ceder aos impulsos de compra.

Para evitar isso, quando você estiver prestes a fazer uma compra por impulso, pare pense um pouco e não compre, analise por alguns dias se você tem uma necessidade real por aquele item ou não.

Veja se ao comprar aquele item, Você está tomando a decisão certa ou está cedendo a desejos de curto prazo?

Obviamente não será fácil da primeira ou da segunda vez. No entanto, fazer isso repetidas vezes pode levar você a uma economia de dinheiro muito grande.

Às vezes, um pouco de tempo extra ajuda você a se afastar. No mínimo, você criará o hábito de realmente pensar em como gasta seu dinheiro, em vez de fazê-lo impulsivamente.

Eu falo mais sobre isso nesse vídeo aqui:

 

 

3. Automatize seus investimentos

Se você sente alguma dificuldade em poupar dinheiro, você pode programar a transferência automática de uma parte dos seus rendimentos para uma corretora por exemplo.

Fazendo isso você já mentaliza a quantia de dinheiro disponível para o seu uso e não compromete seus investimentos.

Você pode começar programando R$50,00 ou R$ 100,00 e ir aumentando com o tempo.

Fazendo isso com consistência irá garantir patrimônio suficiente para suprir a sua necessidades financeiras de curto prazo e porque não a sua aposentadoria.

 

 

4. Escolha uma despesa para eliminar

Quase todo mundo faz compras idiotas impulsivamente. Isso, obviamente não faz parte dos bons hábitos financeiros que devemos cultivar.

Pode ser água engarrafada da qual você realmente não precisa, ou café caro, apenas porque seus colegas de trabalho gostam de ir diariamente ao café ou lanchonete local.

Analise se cada compra regular desse tipo de fato o faz mais feliz. Se não está, certamente você está apenas comprando por hábito, considere abandonar esse tipo de compra.

5. Aprenda a dizer não

Às vezes, gastamos dinheiro simplesmente porque não queremos dizer a nossos amigos, familiares e colegas de trabalho que não podemos pagar algo. Não há problema em dizer não ou oferecer uma alternativa.

É aceitável dizer a seus colegas de trabalho que você não pode sair para tomar uma bebida depois do trabalho. O mesmo acontece quando a família quer que você visite ou tire férias. Você não precisa gastar dinheiro, não precisa simplesmente manter as aparências.

 

Proteja sua saúde financeira a longo prazo

Concluindo, é fácil manter maus hábitos financeiros, sobretudo, pelo prazer imediato que eles oferecem.

Uma refeição cara, uma roupa nova ou outra despesa desnecessária pode parecer algo que você merece. Antes de gastar o dinheiro, considere suas metas de longo prazo.

A compra que você está efetuando resultará em dívidas no cartão de crédito que custarão mais dinheiro em juros? O que você vai comprar é algo que realmente deseja?

Faça escolhas inteligentes e aprenda a negar a si mesmo as coisas que deseja, mas não precisa.

Isso pode doer a curto prazo, porem no futuro você ficará muito feliz com as decisões que tomar agora.

Abraço e até próximo post.