Empresário amedrontado sobre fundo branco Foto gratuita

Se você é daquelas pessoas que ainda não tem aplicações financeiras porque tem medo de investir, leia este artigo até o final e veja porque deveria começar a fazer isso AGORA!

Muitas pessoas dizem:

“Eu quero investir, mas não tenho dinheiro e nem sei por onde começar.”

Se você também diz isso, sinto lhe dizer mas está dando uma tremenda desculpa!

Há pouco tempo, de fato, não havia muito conhecimento disponível sobre investimentos. Você precisava conhecer alguém com informações sobre o que fazer com seu dinheiro e isso custaria um bom dinheiro – dinheiro muitas vezes que você não tinha.

A boa notícia é que esses dias acabaram.

Todos os dias, há informações novas sobre investimentos financeiros que possibilitam pessoas acessar oportunidades básicas de investimento.

Há uma abundância de meios de informação para iniciantes aprenderem a investir com sabedoria. Por exemplo vídeos no Youtube, blogs, palestras livros etc..

 

Mesmo assim, há pessoas que dizem que não têm dinheiro ou conhecimento necessário para começar a investir no futuro.

Isso não pode ser verdade, pode? Com as oportunidades crescendo todos os dias, há pessoas que ainda encontram uma maneira de dar uma desculpa para não começar – então qual é a verdadeira razão por trás disso?

 

Medo do desconhecido

É comum temer o que você não sabe – é a natureza humana.

Quando criança, você tinha com medo do escuro, porque não podia ver o seu entorno. Certo?

Você estava vulnerável e o “bicho-papão” poderia atacá-lo. Como você queria evitar monstros assustadores, se incomodava em entrar em um espaço escuro sem luz.

Embora algumas pessoas tenham vencido seus medos, outras ainda têm medo de espaços escuros até hoje.

Em relação às finanças, você tem medo de se envolver com investimentos porque tem medo de perder dinheiro. Você não sabe se ganhará dinheiro com certeza e isso o assusta.

Desta forma, para evitar perder dinheiro, você prefere ficar na posição em que está agora e não se arriscar.

 

Isto se deve a uma mentalidade de escassez. Durante toda a sua vida, muito provavelmente você foi informado de que “investir na bolsa é arriscado”, “fulano perdeu tudo que tinha na bolsa”, “bolsa de valores é casino”, dentre outras inverdades.

Essa inverdades foram repetidas tantas vezes que acabaram formando uma crença em você! De certa forma, investir virou o seu bicho-papão e por isso você passou a ficar longe, para eliminar a chance de perder o seu dinheiro suado.

Muito parecido com o medo do escuro, alguns venceram o medo de investir e outros ainda estão presos pelo medo. Se você é um daqueles que vivem com medo – pense assim:

Investir é como entrar em um quarto escuro.

Conhecimento [encontrado aqui no blog e nas minhas redes sociais] é a sua luz que ajuda você a ver em um quarto escuro.

Quanto mais conhecimento você tiver, mais brilhante sua luz brilha e mais você poderá ver. Quanto mais brilhante sua luz brilhar, mais confortável você estará.

Eventualmente, você chegará a um ponto em que o investimento não o assusta mais porque reconhece os riscos e antecipa a recompensa.

O medo de investir é uma armadilha que leva ao arrependimento. O pior medo de todos é perceber o que você poderia ter se tivesse se arriscado.

 

Recentemente, inúmeras corretoras passara a isentar seus usuários das temidas taxas de corretagem. Isso permitiu que a pessoas comuns começassem a investir em ações e fundos imobiliários sem taxas que corroem sua rentabilidade.

Na mesma época, um afluxo de aplicativos financeiros, como rico, clear e outros, ficou disponível para ajudar a educar as pessoas sobre o investimento em ações.

Além do conhecimento disponível em vários outros aplicativos financeiros, você pode encontrar o que precisa saber sobre investimentos via YouTube e blogs financeiros, e cursos on-line que fornecem conhecimento de investimento para quem quer aprender.

Com toda essa facilidade de acesso e a capacidade de investir em qualquer lugar, você também pode aprender como aprofundar seu conhecimento e diversificar seu portfólio.

Corretores mais estabelecidos, como Xp investimentos, tornaram-se mais amigáveis ​​à Internet ao longo dos anos e se adaptaram ao cenário em mudança do investimento on-line.

Antes de começar, você vai querer aprender alguma coisa e entender o que certas coisas significam. Para fazer isso, você pode ir para a Investopedia. O site é um balcão único para abordar os conceitos básicos de investimento e fornecerá informações suficientes para você se molhar.

Empresário, voando no conceito de negócio de foguete Vetor grátis

Você já pensou assim?

Você em algum momento na sua vida, já viu um aumento no preço das ações de uma empresa e pensou consigo mesmo: “Eu gostaria de ter investido nisso!”

Já desejou ter comprado ações da Americanas ou da Magazine Luiza antes dos seus “Boom” aproveitar os ganhos de 3000% e passar o resto dos seus dias aposentado em uma ilha?

Aposto que você já pensou nisso! E se já pensou, junte-se ao clube.

O bom de investir é que nunca é tarde para começar. Em vez de desejar ter agido mais cedo, você pode agir agora e aumentar suas chances aproveitar as grandes oportunidades que virão.

Lembre-se: Não adianta lamentar as chances perdidas o importante é agir agora e estar “dentro do mercado” e aproveitar as oportunidades.

Não importa o quanto você deseje ter feito alguma coisa, o dinheiro não aparecerá na sua conta bancária – você precisa entrar no jogo.

Existe um provérbio Chinês que eu gosto e exemplifica bem isso que acabei de dizer:

“A melhor época para plantar uma árvore foi há 20 anos. O segundo melhor momento é agora.”

Por que você deve investir?

Investir o ajudará a viver uma vida melhor, com mais tranquilidade e qualidade de vida.

Você não deve buscar dinheiro apenas por dinheiro. Por outro lado, deve enxerga-lo como uma ferramenta para alcançar o que deseja.

De fato precisamos de comprar comida, abrigo e viver a vida que merecemos. E os investimentos podem ajudar você a aumentar o seu bolo e ter mais tranquilidade.

Quando você aprende a investir, pode ajudar outras pessoas com o conhecimento que possui. Para aqueles que cresceram com problemas financeiros, você será capaz de operar de uma maneira que encerre o ciclo de pobreza e analfabetismo financeiro.

Investir pode ajudá-lo a gastar menos tempo trabalhando, o que significa que você pode passar mais tempo com seus entes queridos e fazer coisas que de fato dão mais prazer para você.

A melhor parte do investimento é que existem várias maneiras de fazer isso.

Existem ações, títulos, imóveis, opções, futuros, investimentos alternativos, fundos de investimento, criptomoeda, planos de aposentadoria, investimentos, metais, moedas.

Enfim, você tem muitas opções.

A melhor parte de investir é algo que todos podem fazer, independentemente do nível de renda. Seja você um estudante universitário falido ou alguém com seis dígitos ou mais, você pode levar o seu futuro para suas próprias mãos.

Talvez você seja aquela pessoa completamente sem dinheiro que vive pagando boletos hoje e acabar fazendo seis dígitos amanhã, é possível se você fizer os movimentos certos.

Se você está começando pequeno, não se preocupe com o dinheiro – ele virá. A melhor parte de começar pequeno é que você está aprendendo à medida que cresce e os ganhos são exponenciais.

Quando você começar a ter retornos maiores, terá uma boa quantidade de conhecimento.

Não importa onde você esteja na vida a porta está aberta para você começar AGORA!

Portanto, elimine imediatamente o medo de investir.

Cada dia você passa com medo de investir é um dia a menos que você tem para usufruir dos ganhos e beneficio de viver investindo.

Há dinheiro a ser ganho para tanto para investidores passivos e ativos e temos a sorte de viver em uma época em que todos têm a chance de gerar a renda que desejam.

Então, se isso faz sentido para você, é hora de você também comer uma fatia da torta.

Eu fiz um vídeo falando mais sobre medo de investir.

Basta você acompanhar aqui em baixo.

Forte abraço e até o próximo post.